O que é Serviço Social?

O que é Serviço Social?

Serviço Social

È uma profissão de homens e mulheres que trabalham para atender as necessidades sociais da população, defendendo os direitos básicos do cidadão. De caráter sócio-político e crítico, se utiliza de instrumental científico multidisciplinar para intervenção nas desigualdades sociais. É uma profissão de nível superior e para exercê-la é necessário que o graduado apresente seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do Estado onde pretende atuar profissionalmente.

A profissão foi uma das primeiras da área social a ter aprovada sua lei de regulamentação profissional, a Lei 3.252/1957. Posteriormente, foi regulamentada pelo Decreto 994/1962.

Histórico

As primeiras escolas de Serviço Social surgem no Brasil na década de 30, quando se desencadeia no país o processo de industrialização e urbanização. Sob influência católica européia, a profissão se referencia na doutrina social da Igreja.

Nos anos 40 e 50, o Serviço Social brasileiro passa a receber influência norte-americana, marcada pelo tecnicismo e sua ênfase de ajuda psicossocial. Começavam aí as práticas de organização e desenvolvimento de comunidade e de abordagens individuais e de grupo. Com supervalorização da técnica, a profissão passa a se desenvolver por meio do chamado Serviço Social de Caso.

Em 15 de maio de 1962, o Decreto Federal nº 994 regulamenta a Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, criando os até então Conselhos Federal e Regionais de Assistentes Sociais (CFAS/CRAS) para orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão. Com o Decreto foi instituído o Dia do Assistente Social. Neste mesmo período (anos 60 e 70) a profissão começa a passar por um movimento de renovação, buscando romper o conservadorismo e o tecnicismo. O profissional amplia sua atuação para as áreas de pesquisa, gestão, planejamento, acompanhamento e avaliação de programas sociais, além das atividades de execução e desenvolvimento de ações de assessoria aos setores populares.

O Serviço Social deixa de sofrer interferências da Igreja e passa a fazer interlocução com as Ciências Sociais, assumindo então referenciais teóricos críticos. A profissão se aproxima também dos movimentos “de esquerda”.

A reconceituação do Serviço Social e o novo posicionamento da categoria e das entidades do Serviço Social são assumidos a partir do 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), realizado em São Paulo em 1979. Conhecido como o “Congresso da Virada” pelo seu caráter contestador e de expressão do desejo de transformação da práxis político-profissional do Serviço Social na sociedade brasileira, o evento constituiu-se em marco no processo de politização da categoria.

A década de 80 foi marcada pela aprovação do Código de Ética, que rompe com o corporativismo profissional, e pela revisão curricular para superar o tradicionalismo teórico-metodológico e ético-político.

Na década de 90 o país sente de forma incisiva os efeitos do neoliberalismo, da flexibilização da economia e reestruturação no mundo do trabalho, do enfraquecimento do Estado e da retração dos direitos sociais. O Serviço Social dá então um novo significado à sua práxis, direcionando-se à competência ética, política e teórica, e vinculando-se à defesa de valores para a emancipação do indivíduo e radicalização da democracia. A profissão também amplia os campos de atuação, passando a atuar no chamado terceiro setor e nos Conselhos de Direitos e de Políticas Públicas.

Em 1993 foi instituído o novo Código de Ética, expressando o projeto político da profissão, comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.


Fonte de Pesquisa: http://www.cress-mg.org.br/

Publicado em 26/03/2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 12 Comentários.

  1. gostei no 10 tudo sobre o serviço social

  2. gostei nota… 10

  3. gostei demais desse esclarecimento,dos detalhes do acontecimento, a colocação foi otima, abre mais uma janela de conhecimento de quem tem enteresse.

  4. Foi a melhor definição que encontrei na internet. Texto objetivo e de fácil compreenção. Parabéns!

  5. aline franca

    super importante gostei muito 10

  6. Maria Aparecida Madeira

    A historia do Serviço Social é bastante comovente principalmente para nós assistentes sociais que vivems o dia a dia das Questões Sociais Pena que nem todos leem, mais é obrigação conhecermos nossa profissão Muito bom gostei 10.

  7. gostei muito

  8. parabens pela definiçao gostei muito , vou urilizar essa pensamento para apresentar na feira da profissao que sera no 13/11/2013 aqui em estou estudando. abraço samuelantonioalves@hotmail,com .

  9. camila bezerra costa

    amei muito interessante tudo que é relacionado a ajudar as pessoas me chama atenção nota 1000!

  10. naasonbatistadasilva

    o brigado por esta informação

Deixe um comentário